top of page

As três vidas, de João Tordo

  • MC.
  • 11 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de nov. de 2022



Finalmente cheguei ao livro que ganhou o Prémio Literário José Saramago. Depois de ler o Águas Passadas, Felicidade, Ensina-me a Voar Pelos Telhados e Biografia Involuntária dos Amantes, consigo concluir que este livro tem uma aura mais sombria que os outros. Um autor pode escrever diferentes livros, mas a personalidade da escrita mantém-se, e é possível identificar semelhanças nas suas diversas obras. Neste livro, porém, encontrei uma aura diferente, mais escura e fria que, para mim, se manteve durante todo o livro - e gostei disso!


Esta é a história de António Augusto Millhouse Pascal, senhor de posses que contrata o nosso narrador para um trabalho ensombrado de secretismo, onde estava envolvido o redigir de ficheiros, organizar informações sobre clientes, tomar conta da agenda do patrão, e tarefas do género. Tudo isto com um contrato de confidencialidade assinado (apesar de não saber durante muito tempo em que consistia o trabalho do patrão), e uma mudança obrigatória de morada permanente para a sua propriedade. Foi nesta propriedade que conheceu Camila, a neta de Mallhouse Pascal, que condicionou o resto da sua vida, quer estivessem perto ou longe um do outro.


«O destino significa que não fazemos as nossas escolhas, que o livre-arbítrio é uma ilusão. Que, mesmo quando julgamos poder escolher, essa escolha já foi feita por nós.»

O mistério da vida deste homem vai-se dissolvendo aos poucos, sempre pela visão de um narrador sem nome. Curiosamente só nas últimas páginas é que me apercebi que não sabia o nome de quem me contava a história e, na verdade, não fez falta. Quando relatamos a nossa vida não tendemos a dizer o nosso nome em voz alta, pelo que faz todo o sentido.


Um história contada na primeira pessoa, sobre um homem que entrou num mundo paralelo, onde foi virado do avesso tantas vezes que deixou de saber qual era o seu direito. Mistério, paixão, desilusão, depressão, fantasmas, aceitação, mudança, vida, morte, são algumas palavras que encontro para descrever esta obra, que entra de certeza para o meu top de preferidos do autor.


コメント


Post: Blog2_Post

©2022 por MC. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page